Atualmente, o mercado de madeireiras prioriza a utilização de madeiras sem produtos químicos, ou seja, aquelas que são resistentes e duráveis sem agentes influenciadores. A grande procura por madeiras naturalmente consistentes faz com que elas possuam maior valor de mercado, e a Zemad preza por esses exemplares, possuindo uma vasta quantidade de opções de qualidade.
Uma madeira durável naturalmente é aliada das causas que evitam desperdícios e minimizam o impacto ambiental, pois, ficando mais tempo nas construções a que são destinadas, elas não apodrecem tão facilmente e não precisam ser trocadas. Cada utilização necessita de uma espécie de madeira diferente, e escolher a correta pode ser um ponto decisivo nesse tempo de duração.
O apodrecimento
Cada madeireira possui um processo de biodegradação variante de acordo com:
- Espécie;
- Condições ambientais;
- Umidade;
- Temperatura;
- Teor de oxigênio;
- Tipos de microorganismos presentes;
- Insetos.
Mesmo as espécies mais duráveis são afetadas pelas condições a que são expostas em seu ambiente. A durabilidade é uma propriedade inerente, que depende de constituições anatômicas, composições químicas, funcionamento de extrativos, fungicidas e inseticidas.
Em suma, a madeira é formada por:
- Celulose;
- Hemicelulose;
- Lignina;
- Pequenas quantidades de elementos mineiras.
Durante a fase de apodrecimento por fungos, eles são responsáveis por liberar enzimas que digerem esses elementos, como se estivessem “comendo” a madeira. Essa ação libera CO2 e H2O na atmosfera. Outra causa comum de apodrecimento são insetos, que se alimentam de madeira, como o cupim.
O apodrecimento ocorre sempre que as condições naturais estão favoráveis: temperatura, umidade e oxigênio. Por esse motivo, madeiras externas são mais suscetíveis a esse fator.
As madeiras da Zemad possuem alta durabilidade, além de serem resistentes à pragas. A Madeira Cambará, por exemplo, é capaz de resistir contra a ação de cupins, vespas e besouros, já a espécie Cumaru é de alta impermeabilidade, funcionando perfeitamente contra chuvas.
Conservação
Para móveis e madeiras internas, existem algumas medidas a serem tomadas:
- Móveis devem ficar afastados da parede a uma distância de 7 cm, assim o ar circula e o móvel não mofa;
- Lembre-se de reapertar os parafusos de quando em quando;
- Não exponha madeiras internas à luz solar, afinal, elas não foram projetadas para este fim;
- Evite o contato da madeira interna com água.
Já para madeiras externas o ideal é investir em um bom verniz ou tinta transparente, este tipo de produto auxilia na conservação e durabilidade, penetrando nas fibras da madeira e transformando sua camada externa em uma cobertura protetora.
Consulte a Zemad hoje mesmo e saiba mais sobre o tipo de madeira ideal para sua utilização!