Esse tipo de madeira atualmente é muito utilizado na fabricação de móveis. A sigla MDF significa Medium-Density Fiderboard que, traduzindo para nosso idioma, quer dizer placa de fibra de madeira de média densidade. O processo utilizado para a produção de madeira tipo MDF é um dos mais atuais em termos de emprego de tecnologia, pois além de não possuir nós nas placas.
A fabricação deste tipo de madeira é feito através da aglutinação de fibras de madeira com resinas e outros aditivos. O processo utilizado vai desde a desfibração da madeira, cozimento, seleção, pressão, depois união sob pressão e por fim, corte e acabamento. Por sua homogeneidade devido a distribuição uniforme das fibras, o MDF aceita acabamento com verniz.
Esse processo é relativamente novo, foi testado pela primeira vez nos anos 60 nos Estados Unidos, em 70 no continente europeu e no Brasil o sistema começou a ser utilizado no segundo semestre de 1994.
Apesar de utilizarem o mesmo processo na fabricação, as madeiras MDF podem variar o processo mediante sua utilização final. Além das chapas normais podemos usar como exemplo as placas fabricadas resistente ao fogo, as resistentes a água e também as placas com mais quantidade de plástico, destinadas a locais que exigem maior resistência e flexão aos choques.