Apesar de não serem tão comuns como em outros países, as fachadas de madeira vem ganhando espaço entre as tradicionais de alvenaria e não deixam nada a desejar em termos de comparação.
As fachadas de madeira também podem trazer benefícios para a saúde, além de purificar o ar, controla a umidade e ajuda no combate a doenças respiratórias, alérgicas, reumáticas e etc. As casas de madeira também são ecologicamente corretas devido ao fato de não libertar com a mesma profusão o CO2 na construção e, caso você for uma daquelas pessoas que se preocupam com o desmatamento, saiba que, para cada árvore derrubada para este fim é plantada outro no lugar.
Mas não é apenas isso, as fachadas de madeira também são ótimas quando o assunto é isolamento e redução de ruídos, além de reter o calor e espalhá-lo pelo interior uniformemente dispensando o uso de ar condicionado ou equipamentos de aquecimento.
As fachadas de madeira são tão duráveis quanto as de alvenaria e também são fortes devido à complexidade de sua montagem. Outra importante vantagem nas fachadas de madeira é o custo, sua construção chega a ser 20% mais barata que a das convencionais..
Outro fato importante são os cuidados com a manutenção. Construir uma fachada de madeira não é apenas escolher a madeira e pronto. Essas madeiras precisam ser tratadas para serem duradouras. É costume que tais manutenções sejam feitas de quatro em quatro anos para exteriores e de vinte e cinco em vinte e cinco anos para interiores.
Para saber mais sobre fachadas de madeira, acesse o site da Zemad!