Recentemente chegou um novo produto no mercado nacional: O carpete de madeira. Ao longo prazo, outros tipos de revestimentos parecidos foram inseridos, como o piso laminado e piso de madeira comum. Por isso, é normal que se acumulem dúvidas sobre a diferença entre esses produtos, bem como as vantagens de se adquirir um deles.
O fato é que eles vem de algumas variáveis, mas todos atribuem elegância e praticidade para o ambiente. Aqui você entenderá como é fácil diferenciá-los, e não há muito segredo. Tudo o que é necessário é uma boa pesquisa e acompanhamento do material escolhido.
Carpete de madeira
O carpete de madeira é composto de uma folha finíssima de madeira natural acoplada e prensada a uma base de madeira comum processada. A diferença do piso de madeira é que a finura – o carpete possui cerca de cinco a sete milímetros –, e o fato de ser instalado junto ao contrapiso acima de uma manta de separação, preso um ao outro com a ajuda de encaixes do tipo macho e fêmea.
Para evitar que o carpete saia do lugar, é aplicado um tipo de rodapé em suas bordas, dando assim um acabamento no revestimento.
Vantagens
- Rapidez na aplicação;
- Baixo preço.
Piso laminado
O piso laminado é o mais próximo do carpete de madeira devido ao seu sistema de aplicação e base, mas a diferença maior se encontra no revestimento, que não é uma folha fina de madeira, e sim um elemento decorativo chamado de laminado melamínico, ou Fórmica (esse é o nome de um de seus principais fabricantes no Brasil).
Uma dúvida que abrange uma grande parcela das pessoas que tem que escolher entre esses dois pisos é o fato de que os fabricantes desse piso usam estampas muito realistas. Nesse sentido, o desenvolvimento tecnológico desse produto permite um acabamento e resultado final formidável em relação ao encaixe e aparência.
É um piso mais durável que o carpete de madeira, mas ainda apresenta o mesmo tipo de ruídos.
Pisos de madeira
Já os pisos de madeira são encontrados mais facilmente, e de diversos tipos: tacos, assoalhos e parquets. São basicamente feitos de madeira natural em toda a composição, podendo ser das seguintes espécies:
- Cumaru;
- Peroba;
- Ipê;
- Amêndola;
- Tauari;
- Carvalho, etc.
A principal diferença quando se pensa no piso de madeira em relação aos outros dois está na resistência e dureza, que pode ser facilmente verificada nas lojas. São duas tábuas que formam o piso e variam em largura e espessura. A aplicação é simples, colada e parafusada no chão.
Vantagens
- Conforto térmico;
- Alta resistência ao tempo e raspagens.