Esse é um problema frequente em domicílios ou escritórios, mas não insolúvel. Em geral, a remoção da marca da caneta em seu móvel ou painel dependerá mais do acabamento prévio que a madeira recebeu do que do método utilizado. A caneta contém elementos como tinta, solvente e resina, se tornando à prova d’água e muito difíceis de serem removidos após a secagem total.
Hoje você aprenderá que existem vários produtos caseiros que ajudam nesse tipo de remoção, e não será necessário nenhum método caro e que dê dor de cabeça.
Materiais necessários
- Creme dental;
- Bicarbonato de sódio;
- Pano limpo;
- Água;
- Lenços umedecidos;
- Lixa 80;
- Lixa 100.
Removendo manchas de caneta em madeiras com acabamento
- Adquira um tubo de creme dental: Lembre-se de utilizar o mais comum, que não seja de gel nem que possua produtos de clareamento ou cristais. O tradicional é a melhor opção para não danificar a madeira.
- Vire a peça para que a superfície manchada fique acessível: Passe uma boa quantia de creme dental sobre a mancha.
- Molhe um pano: Torça o antes da aplicação para remover o excesso de água e trabalhe em esfregar a superfície em movimentos circulares e não muito ríspidos. Se o pano não deslizar suavemente pela superfície, acrescente mais creme dental.
- Continue esses movimentos por cerca de 3 a 5 minutos: E após esse tempo, enxágue o pano para retirar o excesso de creme dental. Repita esse processo até que a mancha desapareça.
- Aumentando a capacidade de limpeza do creme dental: Basta acrescentar um pouco de bicarbonato de sódio, mas tenha cuidado e não exagere na quantidade, pois este é um material corrosivo.
Removendo manchas de caneta em madeiras sem acabamento
- Utilize um lenço umedecido: Esfregue-o no local da mancha no mesmo sentido das fibras da madeira. O álcool presente na composição desses lenços é capaz de remover a maior quantidade de tinta presente na superfície. Não deixe o álcool secar por muito tempo no local.
- Lixe a área com uma lixa 80 ou mais apropriada para madeira: Continue utilizando os materiais no mesmo sentido da fibra da madeira, dessa forma, qualquer dano que possa acontecer será menos incômodo e visível.
- Após a remoção completa da mancha: Repita o procedimento anterior com uma lixa 100, ou que seja específica para acabamento em superfícies de madeira.
- Em caso de mudança drástica na aparência da superfície: Considere lixar toda a peça, isso fará com que o aspecto fique mais uniforme e bonito.
- Termine com um tratamento de madeira com óleo: Com a lixa, você expôs uma nova camada de madeira de sua superfície, para profissionalizar o processo, dê um acabamento e o local escurecerá levemente de forma uniforme.