A menos que você não se importe em fazer um trabalho mal feito, concordemos que pintar madeira não é uma tarefa tão simples. Para fazer um trabalho limpo, impecável e bem feito, semelhante ao de um profissional, é necessário muita paciência e uma boa técnica.
Passo a Passo
1. Prepare a madeira para a pintura: Ao mesmo tempo em que este é o passo mais negligenciado, é, também, o mais importante, pois a tinta não repara rachaduras, saliências, buracos ou quaisquer outras imperfeições na madeira. Além disso, é possível que após a pintura, estas imperfeições fiquem ainda mais evidentes.
-
Remova a pintura antiga da madeira, caso possua. (Use uma espátula);
-
Use uma solução de fosfato trissódico para limpar o resto de sujeira. Limpe bem;
-
Preencha as frestas e ranhuras com uma massa para madeiras de qualidade;
-
Espere secar completamente;
-
Lixe a superfície da madeira com uma lixa grossa, finalizando com uma lixa fina;
-
Ao lixar, mantenha a superfície o mais uniforme possível;
-
Limpe qualquer poeira ou resíduo. Aspire a madeira, passe um pano úmido para retirar sobras e aguarde secar. (É muito importante que a superfície esteja completamente limpa para melhor absorção do primer e da tinta);
-
Aplique o primer na madeira. (O primer auxilia a pintura a obter uma aparência mais intensa e uniforme);
Qual primer devo usar?
À base de óleo ou látex? Durante muito tempo, pintores profissionais mostraram que primeiro, deve-se aplicar um primer à base de óleo sobre a madeira e, em seguida, a tinta látex. Porém esta prática está se invertendo, pois, apesar de o primer à base de óleo aderir melhor à madeira, é menos flexível que o primer à base de látex, o que significa que ele é mais vulnerável a fissuras.
Quanto a cor, leve em consideração as camadas: para camadas mais escuras de tinta, use primer cinzento e para camadas mais brilhantes, use primer branco.
2. Pinte a madeira: Você percebeu a quantidade de passos os quais devemos seguir antes de aplicar a tinta? Pois esta é a melhor parte, vamos lá:
-
Escolha um tipo de tinta. (A maioria dos trabalhos de pintura da casa é feito com tinta látex, à base de água. Esse tipo de tinta é, na maioria das vezes, ideal para a pintura de madeira. Embora seja menos durável que a tinta à base de óleo, seca muito mais rápido;
-
Escolha o tipo de brilho da tintura. O brilho é responsável pela quantidade de luz refletida na tinta. Procure, no produto, pela descrição do brilho e compre de acordo com suas preferências;
-
Escolha tintas e pincéis de alta qualidade;
-
Molhe bem o pincel com a tinta e bata na lata para tirar o excesso;
-
Pinte a madeira uniformemente fazendo movimentos curtos. (Repita de três a quatro vezes até que um segmento da madeira esteja completamente coberto);
-
Aplique várias camadas de tinta. Espere a primeira camada secar para que o processo se repita mais vezes;
3. Sele e proteja a pintura finalizada: Este processo é muito importante para garantir a durabilidade e conservação da tinta na madeira.
-
Aplique um selante na madeira após a pintura;
-
Lixe levemente a superfície pintada e aspire quaisquer resíduos;
-
Aplique três camadas de selante de poliuratano;
-
Aguarde secar e lixe a superfície novamente, caso precise;
Fazer um trabalho bem feito requer paciência e dedicação, não é mesmo? Seguindo estes passos, o resultado final será, sem dúvidas, muito gratificante.