É comum vermos uma madeira empenada e a descartarmos para qualquer tipo de uso, afinal de contas, para que utilizar uma madeira torta? Com certeza a utilização de uma peça assim só traria deformidade ao trabalho e um trabalho mal feito significa dinheiro e tempo jogado fora.
No entanto, antes de descartar a madeira empenada, saiba que é possível reutilizá-la desde que o processo de desenpenamento seja iniciado. Não é necessário nenhuma máquina e nenhum tipo de produto especial, tudo que você precisa é observar os passos abaixo e mãos à obra.
PASSO A PASSO PARA DESEMPENAR A MADEIRA
Primeiro: pegue a madeira empenada e leve-a para um lugar onde não possa receber uma chuva inesperada, de preferência para um lugar quente e ao sol.
Segundo: Molhe bem o gramado com mangueira, de preferência uma parte que será ensolarada durante a maior parte do dia e maior do que a madeira em questão. Não deixe água parada.
Terceiro: Depois de bem molhado, pegue a madeira e coloque com a parte côncava para baixo, formando um U invertido, se estiver muito empenada, somente as pontas da madeira tocarão o chão.
Quarto: Quando começar a anoitecer, remova a madeira do local e guarde-a em um lugar seco e longe de qualquer umidade.
Quinto: Esfregue a madeira com um pano ou toalha e observe se o problema foi corrigido, caso não, um segundo processo é indicado.
Sexto: Pegue a madeira e coloque na mesma posição que foi colocada no gramado, esse piso deve ser nivelado e estar seco.
Este processo pode ser repetido diversas vezes e não é recomendado que nenhum peso seja colocado sobre a madeira, o importante é que as fibras retornem para seu estado anterior naturalmente.
Como evitar empenamento
Para evitar que o empenamento ocorra, é importante manter as peças de madeira longe da umidade excessiva, pois o material aumenta e diminui de tamanho de acordo com a umidade relativa do ar, absorvendo o liberando água para entrar em equilíbrio com o ambiente externo. Isso é chamado de higroscopia.
confira nossa relação de madeiras para construção:
– Madeira Pinus
– Madeira de Eucalipto
– OSB Tapume
– Madeirite
– OSB Home Plus
Comentários
2 Comentários