Os cupins são pequenos e parecem inofensivos, mas fazem um estrago grande. Quem já sofreu com a infestação desta praga em casa sabe muito bem que os cupins chegam de mansinho e logo tomam conta de todos os móveis de madeira. Quando isso acontece o controle se torna mais difícil (mas não impossível), por isso, o melhor mesmo é evitá-los e controlá-los antes que a coisa piore! Segue abaixo algumas medidas preventivas que podem ser tomadas de modo a se evitar uma infestação por cupins:
- Uso de tela
- A instalação de telas em janelas e portas, por exemplo, é uma medida simples que evita que os cupins voem no período de reprodução em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando.
- Utilização de Tintas e vernizes
- Utilize tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.
- Inspecione os móveis
- Inspecionar os móveis de madeira periodicamente permite que uma infestação seja notada mais rapidamente. Lembre-se que os cupins podem ser muito sutis, e por isso é preciso ter bastante atenção.
- Como exterminar uma infestação
- Existem vários produtos no mercado que podem ser utilizados para exterminar os cupins, são os exterminadores de cupins. Eles podem ser aplicados de três formas:
- Aspersão: Pulveriza-se o inseticida sobre a madeira ou peça;
- Pincelamento: O inseticida é várias vezes pincelado sobre a superfície da peça;
- Imersão: Mergulha-se a peça em um tanque com inseticida.
O tratamento da madeira geralmente mostra-se eficaz como medida preventiva contra o ataque de cupins, entretanto, tal procedimento jamais deve ser realizado por um leigo ou com produtos que não sejam indicados para esse fim, pois o risco de intoxicação é alto.