Colar madeira é algo muito útil, e existem vários métodos para fazê-lo, dependendo de qual o resultado final que se procura. Graças ao grande poder de adesão de colas especiais para essa finalidade, as opções de projetos caseiros são diversas. Tudo que é necessário é uma boa aplicação e tempo de secagem.
E em caso de futuras rachaduras, é mais provável que voltem a acontecer no mesmo local em que ela foi colada previamente, diminuindo o trabalho se for necessário repeti-lo. Certifique-se de utilizar a cola correta para um bom acabamento.
Uma boa dica para madeiras exóticas, diferentes e oleosas é retirar o óleo inicialmente com solvente mineral e lixar a superfície, assim, a cola consegue maior adesão.
Materiais necessários
- Cola branca;
- Cola amarela para marcenaria;
- Cola de resorcinol;
- Pincel;
- Grampos de fixação;
- Suportes;
- Fita para empacotar;
- Solvente;
- Papel contact.
- Pedaço de pano;
- Lixa d’água.
Projetos de artesanato
- Verifique se seu projeto suporta cola branca: Ela é ideal para objetos cuja exposição será apenas interna, cujo desgaste é baixo. Este tipo de cola é ideal para objetos pequenos, mas não para móveis. Se sua madeira for grande, opte pela cola amarela de marcenaria.
- Compre cola branca à base de acetato polivinílico: Esse tipo é diferente daqueles utilizados em projetos escolares, e não é indicado para crianças por uma questão de segurança.
- Aplique a cola na extremidade ou na junção da peça: Utilize um pincel pequeno para isso e se certifique de cobrir toda a extremidade.
- Prenda a junção do objeto ou seus pedaços de madeira em uma mesa de trabalho: Dessa forma, a colagem de uma forma geral fica mais fácil.
- Coloque a madeira entre dois outros pedaços de madeira: Lembre-se de cobri-los com papel contact para evitar que colem em seu objeto.
- Resista à tentação de cobrir excessos de cola com panos úmidos: Isso pode fazer a cola diluir, ao invés disso, use um pano seco ou considere lixar no acabamento.
- Deixe a superfície pressionada por cerca de duas horas: E para a secagem completa, permita um tempo de 24 horas para a utilização.
Móveis/Painéis Internos
- Nesse caso, utilize a cola amarela para marcenaria: Ela é ideal para projetos maiores.
- Coloque os pedaços de madeira sobre uma mesa de trabalho: É relativamente mais fácil trabalhar em uma superfície não escorregadia.
- Aplique uma gota de cola na parte que será colada: Após, espalhe até as extremidades com um pincel próprio.
- Junte os pedaços de madeira: Lembre-se de alinhá-los.
- Comprima as peças de madeira: Ajuste os pedaços de madeira envolvidos em fita adesiva sobre as peças que serão coladas. Use um grampo para que elas fiquem bem juntas.
- Prenda as peças de madeira frente a frente: Alterne a posição dos grampos de apoio, sobre a abaixo a madeira para garantir a adesão da cola.
- Verifique sinais de cola em excesso: Caso não haja, é possível que os grampos não estejam apertados o suficiente.
- Espere no mínimo uma hora para a remoção do excesso: Somente após esse tempo os remova utilizando uma lâmina, cuidadosamente. Retirando os grampos fica mais fácil.
- Para finalizar: Mantenha os pedaços preços com os grampos por cerca de duas horas, essa cola seca rápida a temperaturas mais quentes.
Móveis/Painéis Externos
- Antes do início, verifique se o material ficará exposto à água: Se for o caso, prefira utilizar a cola de resorcinol, que pode ser utilizada em portas, janelas e até mesmo equipamentos aquáticos. Mas tenha em mente de que ela é mais cara que todas as outras.
- Use o mesmo método geral para a colagem de móveis/painéis internos: Utilize os grampos sargento, multiuso e suportes para adesão.
- Monte seu local de trabalho em um lugar quente: A cola necessita desse calor para ser ativada.
- Misture a cola somente momentos antes de utilizá-la: Utilize as instruções da embalagem.
- Aplique nas juntas e no suporte geral: O tempo de secagem é de no mínimo 10 horas.
- Limpe o excesso com um pano seco: Após a secagem completa, sua coloração fica em tom de marrom escuro. Se o pano não for suficiente para a remoção, utilize uma lixa.