Só use madeiras de boa procedência

Procedência da MadeiraSegundo o Greenpeace Brasil, cerca de 80% de toda madeira produzida anualmente na Amazônia tem sua origem obtida de forma ilegal. É preciso conscientizar as pessoas que comprando produtos derivados da madeira que sejam de origem legal, as pessoas, consequentemente, estarão obrigando a exploração de florestas de forma responsável. É a partir daí que desejamos demonstrar quais tipos de madeiras ainda se encontram disponíveis (e quais não), quais podem ser exploradas de forma legal, como existem maneiras de ainda explorarem madeira de forma ilegal e quais os tipos com que nós, da Zemad, trabalhamos.

Ainda existe quem defenda que a única maneira de se ter certeza sobre a procedência legal de um produto é comprando madeiras que venham com selos de certificação. Para outras pessoas, apenas o Documento de Origem Florestal (DOF) não bastaria para atestar a legalidade do produto. Eles podem atestar que a extração de madeiras nativas e reflorestadas seguiu planos de manejo sustentável, a partir do momento em que as árvores são retiradas de maneira controlada e verificada, tomando cuidado para não ferir o impacto ambiental (mantendo-o sempre baixo) e dando ênfase para a preocupação social.

Mesmo que determinada carga de madeira tenha sido levada de forma legal para São Paulo, por exemplo, não significa que ela tenha sido produzida da mesma forma. Infelizmente, há muitas maneiras de se burlar esse processo.

Consequencia da exploração desmedida, não é surpresa que você não encontre mais os famosos pinho-do-paraná e a peroba-rosa, que sumiram do mercado.

A Zemad Madeiras se orgulha de trabalhar com os melhores tipos de madeira disponíveis no mercado, frutos de produtos oriundos direto de serrarias, de forma legal e dentro dos parâmetros estabelecidos pela lei, primando pela qualidade, preços competitivos e pela diversidade de aplicações. Trabalhamos com madeiras para telhados, como cambará, garapeira e cumaru; madeiras para acabamento, como tacos, assoalhos e decks; madeiras para construção, como a pinus e o eucalipto e telhas como cerâmica, concreto e plan.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *