O que fazer para proteger a madeira?

Madeira PinusComumente usada em vigas, decks, pilares e na construção civil, a madeira necessita de uma série de cuidados especiais. Isso porque, o sol, a chuva e, até mesmo, o vento interferem na resistência e na aparência geral dela, esteja a madeira localizada em um espaço interno ou externo, do ambiente. Se sua intenção for a de preservar sua vida útil e longevidade, mantendo o mesmo aspecto e aparência, de quando era nova, não basta, apenas, escolher o melhor local, para instalá-la. Você vai precisar, também, escolher, bem, o tipo de aplicação que usará nela, para protegê-la. É aí que entram em cena os tratamentos próprios, para esse material.

Um bom modo de proteger a madeira é conhecendo suas propriedades. A madeira é um feixe de fibra que se contrai e se dilata, de acordo com o ambiente em que está. Com esse constante movimento de contração e dilatação, vem o desgaste, que permite a entrada de água, insetos e micro-organismos, como fungos e brocas. Daí em diante, com o tempo, a madeira tende a ir ficando, cada vez mais, fraca e suscetível a quebras e rachaduras. Por isso, existem técnicas e normas que ditam qual o tratamento mais adequado, de acordo com o tipo de madeira e lugar onde ela está. A NBR 7 190, por exemplo, é referência no assunto. Segundo ela, uma peça em contato com o solo pede determinado tipo de cuidado. Quando estiver exposta à maresia e ao tempo, por exemplo, pede outro. Para cada ambiente diferente, existe um tipo de preventivo diferente à ser usado. O que não muda é a maneira como a primeira aplicação deve ser feita: sempre, sobre a superfície seca, acompanhando o sentido das fibras.

Dentre os compostos mais utilizados para a manutenção e preservação da madeira, sempre brilhante e de aspecto novo, está o Stain, conhecido por conferir proteção transparente à ela. Composto por óleo, ele tem a capacidade de penetrar nas fibras da madeira, sem formar películas nem alterar a cor original dela. Um bom diferencial do Stain é que ele não exige a retirada da camada anterior, para a reaplicação. Além disso, quando a madeira torna-se opaca, só é preciso lixar sua superfície ou limpá-la, antes de reaplicar o tratamento.

Solicite o seu orçamento!

Por outro lado, o produto mais usado para dar brilho e proteger a madeira é o verniz. Presente em diversos tipos, ele forma uma película sobre a superfície da madeira, protegendo-a da umidade e da ação do tempo. Seu principal diferencial é o poder hidrorrepelente, que possui. Essa camada tem a função de impedir a saída da água, o que, por outro lado, pode acarretar em outro efeito, só que negativo. Como a água não encontra espaço para sair, é possível que a madeira desenvolva bolhas, na área envernizada. Por sorte, os tipos de verniz mais modernos são capazes de criarem uma película emborrachada, que é capaz de acompanhar os movimentos de contração e dilatação da madeira, servindo como agentes combatentes do processo de degradação e desgaste natural dela. Outro ponto de destaque é que, por ser um produto mais conhecido, o verniz pode ser encontrado com mais facilidade e a preços variados, com mão de obra especializada em sua aplicação.

Confira nosso verniz para madeira

CONFIRA A LISTA DE PRODUTOS PARA PROTEGER A MADEIRA:

Exterminador de Cupim
Removedor de tinta para madeira
Impregnante para madeira
Esmalte para madeira
Verniz para restaurar madeira
Verniz para madeira

Comentários

2 Comentários

  1. Valdemir Fernandes disse:

    Qual é a sua recomendação. Moro em um apto que todo o seu para peito é de madeira. Já troquei varias vezes de profissionais para este tipo de serviço. Alguns lixam demais e outros de menos. Que tipo de material e que recomendação voces podem me oferecer para ajuda na contratação de profissional que possa fazer este tipo de serviço. Minha residência é em Campinas -SP

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *