Cuidado com a umidade na madeira

Madeira compensadaA madeira tem resistido ao teste do tempo como material de construção.Em muitos lugares pode-se ver casas e outras construções que provam a durabilidade da boa construção em madeira.

Para proteger melhor a madeira contra umidade é necessário que ela seja mantida fora do contato direto com o solo e a água , que não haja circulação de ar em áreas úmidas e as madeiras expostas sejam protegidas com tintas, vernizes , ou outros tipo de cobertura. É importante também manter as partes próximas às paredes livres de plantas, pois estas podem propiciar a retenção de umidade e isso favorece o apodrecimento.

As extremidades das tábuas, principalmente nos cantos das paredes externas, devem ser protegidas para que se evite a penetração de umidade e a conseqüente deterioração das peças.

As bordas das portas e janelas de madeira devem ter detalhes construtivos das molduras adequados para se evitar a penetração de água ou ar úmido. Um detalhe importante é a qualidade das juntas entre as peças de madeira. Isso se faz com boa carpintaria. As juntas devem ser bem fechadas. Os batentes, molduras e outros detalhes devem ser tratados com produtos protetores hidrorrepelentes, principalmente quando os beirais não oferecem proteção suficiente.

A madeira sofre mudança dimensional quando seu teor de umidade é alterado, contrai-se quando perde umidade e expande-se quando é umedecida. As contrações são notadas nas dimensões transversais, mas pouco sentidas na direção longitudinal. Apesar disso a madeira pode dar bom desempenho quando o fator retratibilidade for entendido e adequadamente controlado.

A maneira mais simples e efetiva de se prevenir o apodrecimento da madeira é mantê-la seca. A água muitas vezes é mantida na madeira por falta de ventilação ou drenagem.Os pontos sujeitos a apodrecimento são as juntas e onde a madeira entra em contato com outros materiais. A umidade pode causar apodrecimento, contrações,  bolhas, mofo, fungos, e o aparecimento de cupins de madeira úmida, por exemplo.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *