Conservação e limpeza da madeira – Tacos

Madeira para Acabamento

Dentre as muitas utilizações da madeira, pode-se destacar sua composição em pisos, muito conhecida como taco. O piso de taco de madeira é facilmente encontrado e tem uma extensa durabilidade, além de ser muito resistente a amassamentos. Consiste, basicamente, em placas de madeira com variações de tamanho, existindo em quatro classificações: o taco, que tem 21 x 7 cm e 2 cm de altura; o parquet com 24 x 24 cm ou 48,20 x 48,20 cm; o listone, que chega a 120cm; e o tacão, que pode ter de 7 a 10cm de largura, e 30 a 42cm de comprimento.

Quanto ao tipo de madeira, pode-se obter o Taco de Cumaru, que apresenta, se comparado com outros tacos, maior durabilidade e resistência (naturalmente, essa espécie já se mostra altamente resistente a fungos e a ataques de cupins) ou o Taco de Madeira de Ipê, que tem, como maior diferencial, a característica de brilho permanente e natural. Por ser uma matéria prima de caráter pesado, confere resistência a amassamentos.

Certos cuidados devem ser tomados, em relação à limpeza desse tipo de piso. Deve receber manutenção adequada e ser regularmente limpo, evitando o uso de produtos abrasivos, para que não haja danificação no piso ou soltura, posteriormente. É indicada a utilização de produtos específicos e/ou recomendados para esse tipo de piso, além de evitar a exposição ao sol e umidade. O excesso de água durante a limpeza não é aconselhável, devido a ocorrência de infiltração no taco, por isso opte por panos macios umedecidos ou, até mesmo, secos. Dessa forma, a conservação será prolongada e, qualidade do piso, mantida.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *