Como obter madeira de forma legal

Madeira de EucaliptoA madeira é fundamental no processo de qualquer construção civil. Ela pode ser usada para a fabricação de vários materiais e móveis, que podem abrilhantar, ainda mais, qualquer construção. Mas vale dizer que há toda uma lei que rege o uso abusivo desse produto vivo e natural. Então, para os que trabalham com isso, vamos trazer dicas e informações relevantes sobre o que fazer para obter a madeira de forma legal.

Antes de mais nada, é preciso saber que duas são as fontes das madeiras: as florestas de reflorestamento e/ou as florestas nativas. A madeira nativa utilizada na construção brasileira é, geralmente, oriunda da Amazônia, com atividade madeireira que apresenta indícios de irregularidade, o que faz, do material, alvo para atenção dos consumidores.

O fato é que existe, até, o Documento de Origem Florestal (DOF), que mostra e afirma que tal madeira está legalizada e pode ser usada na construção civil, entre outros usos do cotidiano. O presente documento de legitimação do uso da madeira legal especifica os seguintes tópicos:

• Dados do vendedor;

• Dados de origem da madeira nativa;

• Dados do produto, como:

     - Produto e espécie,

     - Quantidade,

     - Unidade,

     - Valor em reais;

• Dados do comprador;

• Dados do destino;

No mais, para a exploração de madeira do tipo legal, também é preciso da Autorização de Exploração (AUTEX), que pode ter a seguintes origens a serem descritas: Autorização para Supressão da Vegetação; Autorização de Desmate para Uso Alternativo do Solo e Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS).

Seja como for, essas medidas são relevantes e necessárias, temos consciência de que, nos últimos anos, a exploração ilegal de nossa madeira foi algo aterrador e que causou muitos males para a natureza e para a população, em todos os sentidos.

Assim, todos os que não seguem as normas e regras estão, sem sombra de dúvida, extraindo madeira de forma ilegal. A sustentabilidade é algo que precisa de mais investimento, em nossa nação. Pois bem, o fato é que as leis punem as empresas e os trabalhadores que atuarem de forma ilegal.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *