Principais tipos de madeira para móveis

Principais tipos de madeira para móveis

Você deve ter reparado que a madeira é a matéria prima mais usada para a fabricação de móveis. Isso se deve às suas características que se aplicam bem em diversos modelos de móveis. A madeira tem como pontos positivos a estética, resistência e, é claro, várias possibilidades de design.

Elas são divididas entre madeiras de lei ou MDF e MDP; As madeiras de lei são extraídas de árvores, muito utilizadas para a produção de móveis mais comuns. O MDF e MDP são painéis feitos a partir de madeira reconstituída e costumam ser usados pela indústria de móveis planejados.

Como existem muitos tipos de madeiras, preparamos uma lista os mais usados pra tirar todas as suas dúvidas!

Pinho

O pinho pode trazer desenhos na superfície do móvel criado por conta de seus anéis de crescimento em destaque. Pode ser achado facilmente e tem um valor bem acessível. Sua coloração é próxima de amarela amarronzado. Existem vários tipos de pinhos e alguns são mais específicos para uso em móveis internos como bancos mesas e estantes.

Mogno

Uma das madeiras mãos populares na produção de móveis possui uma coloração que pode variar entre tons mais claros ou mais escuros de vermelho amarronzado. Resistente a ataques de cupins, mas pode ser danificada quando exposta à umidade com frequência.

Nogueira

Mais indicada para móveis em ambientes externos, ela apresenta alta resistência mesmo exposta ao sol e à chuva. Em relação a tonalidade, ela pode variar do castanho chocolate até o avermelhado suave sendo uma das madeiras mais claras dentre as listadas. Por conta da resistência, é uma madeira mais difícil de ser trabalhada.

Carvalho

Esse tipo de madeira é resistente, mas pode ser manuseada facilmente. É encontrada nas cores vermelho e branco. Boa parte dos móveis de carvalho são desenvolvidos para área externas por não serem danificados quando expostos à umidade.

Cerejeira

Bastante comum em móveis com designs mais elaborados e usados para decoração de ambientes planejados. Pode ser encontrada nas cores rosado e castanho a vermelhada. Seu valor é um pouco mais elevado por ter um interior bastante resistente.

Painéis de madeira

O MDF e o MDP são as placas de madeira reconstituídas. Possuem como grande vantagem sua versatilidade que a permite ser aplicada nos mais diferentes tipos de móveis e é um tipo bastante popular por ser resistente e ter um valor acessível.

Agora uma dica muito importante pra você anotar: qualquer um desses modelos você encontrar na Zemad! Com a gente você tem garantia de material de qualidade e atendimento. Venha conferir!

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *