Principais diferenças entre MDF e MDP

Principais diferenças entre MDF e MDP

Você sabe quais as diferenças entre MDF e MDP e onde utilizar cada um? Separamos os principais aspectos dos dois pra você ficar por dentro. Em se tratando da composição, no MDP são aglutinadas fibras de madeira e no MDP são usadas partículas em camadas de madeira que ficam mais grossas no meio e mais finas na superfície. Ainda assim, os dois são considerados como de densidade média.


MDF

O MDF é quase equivalente à madeira quando se trata se diversidade no uso da matéria-prima. Eles podem ser cortados em qualquer sentido e tem uma superfície uniforme.

Vantagens: Pode receber aplicação de qualquer tipo de revestimento e o acabamento em trabalhos de usinagem pode ser feito com precisão onde ele for utilizado por conta da estrutura de fibras. É resistente a variação térmica, abrasão e para completar: é produzido somente com madeira reflorestada.

Desvantagens: A desvantagem encontrada no MDF é a mesma presente em outros tipos de painéis e até mesmo na madeira em si: a baixa resistência a umidade.


MDP

O MDP costuma ser usado na produção de móveis residenciais de linhas retas que não demandam trabalhos com baixo relevo, arredondamentos e entalhes. É resultado do uso intensivo de tecnologia de prensas contínuas, de modernos classificadores de partículas e complexos softwares de controle de processo, associado à utilização de resinas de última geração.

Vantagens: Por utilizar camadas mais densas na superfície, assegura um melhor acabamento em impressão, pintura e revestimento. Suas propriedades mecânicas melhoram trabalhos com parafusos. Na fabricação de móveis, ele é muito utilizado porque torna possível aliar o estilo e desenho às características do painel. Costuma ser muito utilizado também por ser uma opção econômica.

Desvantagens: Não é muito resistente em ambientes com muita umidade.

Viu só? Tanto o MDF quando o MDP podem ser encontrados na Zemad. Venha conferir!

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *