Por que construir com madeira é a melhor opção?

Use a madeira sem agredir a naturezaA madeira é uma das matérias-primas mais usadas nas construções que vemos por ai, e isso não vem de hoje, ela é um dos materiais com a utilização mais antiga, isso desde as civilizações mais primitivas até as desenvolvidas, tanto no Ocidente, quanto no Oriente. Com a Revolução Industrial a pleno vapor na Inglaterra, técnicos de nível superior passaram a utilizar o betão armado, uma arquitetura em metal desenvolvida naquela época, e acabaram desprezando a madeira, concentrando seus esforços no estudo do novo material.

Vale ressaltarmos que a utilização da madeira como composição principal das estruturas de edificações não deve ser comparada e posta a pé de igualdade com o betão ou outros metais, porém na arquitetura moderna ela vem se mostrando cada vez mais vantajosa, principalmente devido a alguns fatores como a sua durabilidade, resistência ao ataque de micro-organismos, segurança, fácil manutenção para uma boa preservação e por fim, a sua mão de obra especializada é muito menos específica, fácil de ser encontrada e de uma certa maneira mais barata, comparada a materiais como o betão armado.

Entre as grandes vantagens da utilização da madeira para construção, destacamos o seu preço relativamente baixo, quando exploradas com responsabilidade, suas fontes são renováveis, as ferramentas que serão utilizadas no trabalho são mais simples, possui uma grande facilidade de afeiçoamento e uma incomparável simplicidade de ser interligadas e emendadas.

O Estado de São Paulo é o maior consumidor de madeira para construção em todo o Brasil, recebendo em média 14% da produção total de madeira amazônica certificada. Deste volume 56% vem em forma de painéis compensados e 38% como madeira serrada. Entre os principais setores, os que mais utilizam a madeira como matéria prima estão as indústrias moveleiras e é claro, a construção civil. Para garantir o desenvolvimento sustentável e o seu suprimento de matéria-prima, as empresas possuem a responsabilidade de assegurar a origem deste material, sua procedência legal e não a predatória, que possui o único objetivo de enriquecer ilicitamente empresários gananciosos que não se preocupam com o futuro e não percebem o quão mal pode fazer o desmatamento para o nosso planeta.

A madeira para construção está presente em todas as etapas de uma obra, seja ela em fôrma, estruturas, escoramentos, forros, pisos, esquadrias, revestimento e inclusive na mobiliaria final. O uso da madeira nunca deixou de ser dispensável para muitos arquitetos e engenheiros graças ao seu diferencial de beleza e sofisticação. A grande sacada responsável destes profissionais é alinhar o uso da madeira para construção com a sustentabilidade de que tanto precisamos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *