Madeirite para construções

O Madeirite é um material de grande importância para a construção civil.

O processo de industrialização consiste em um processo de madeira prensada ou compensada. Existem três tipos de madeirite e cada um destinado a uma obra em particular.

Madeirite cola branca ou resinado

Esse tipo de material é o mais utilizado, devido ao seu baixo custo. É empregado com mais freqüência nas construções residenciais. São camadas superpostas em números ímpares, prensadas com cola branca e dispostas de uma maneira na qual consegue-se um cruzamento das fibras.

Madeirite de Cola Branca

Exemplo de madeirite de cola branca

Além de ser empregada para se obter formas, esse tipo de madeirite também pode ser utilizado para erguer barracas, canteiros de obra, cercar terrenos e etc. Esse tipo de material é muito utilizado devido suas características maleáveis, contudo, não é recomendado para construções que exijam mais resistência.

Madeirite Fenólico

Esse tipo de material segue a mesma rotina de industrialização com exceção da cola, que neste caso se utiliza a cola preta. Esse tipo de madeirite possui uma resistência superior ao madeirite resinado e é indicado para construções que exijam maior segurança para as pessoas, como: palcos e construções pesadas.

Madeirite Plastificado

Madeirite Plástificado

Exemplo de madeirite plastificado

O processo desse material é o mesmo anterior mas com adição de uma película mais conhecida como filme que, além de proporcionar uma melhor resistência a umidade, ainda traz ao material um ar de acabamento. Devido a sua aparência, esse tipo de madeirite costuma ser empregado em locais onde se exija uma determinada aparência, como por exemplo: assoalhos de caminhões, entre outros.

Como pudemos ver, os madeirites são ótimos para auxiliar na construção civil, devido ao seu baixo custo e também a sua versatilidade. Uma placa de madeirite pode ser utilizada até o final da construção, desde que sejam observados alguns cuidados básicos a respeito do material, por isso, o bom manuseio pode estender seu tempo de vida útil. Sem mencionar o fato de serem ecologicamente corretos, pois o processo de industrialização não agride o meio ambiente.

E caso tenha mais dúvidas a respeito do tipo de madeirite que deve ser utilizado, converse com o profissional contratado a respeito do melhor tipo e emprego deste tipo de material.

 

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *