Madeira compensada e sua utilização

Madeira compensadaA madeira compensada nada mais é que uma placa de madeira retirada do tronco de uma árvore em forma de lâminas. Essas lâminas são coladas, uma em cima da outra, e compactadas em uma temperatura alta até formar a chapa de madeira.

Uma das grandes vantagens da madeira compensada é sua elevada resistência, por isso, costuma ser utilizada na fabricação de móveis, tapumes, carrocerias de caminhão, embarcações para navegação, assoalho de contêiner, caixas de construções e etc, sem mencionar o isolamento acústico.

Um dos pontos negativos da madeira compensada tem a ver não com a sua qualidade, mas sim com o processo de fabricação, que costuma ser bem demorado e passa por diversas etapas. Resumiremos.

Primeiramente, a madeira é extraída. Depois, passa por um processo de cozinhamento, para amolecer. Logo em seguida, é feita a extração da casca e a laminação do tronco, vindo, só depois, as tiras de madeira e o miolo, que são vendidos para outra empresa.

Um processo demorado que resulta em uma madeira compensada pronto para ser utilizada, vale lembrar que são mais resistentes e também não costumam ranger com as ações do tempo.

 

 

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *