Madeira Cambara ou Garapeira?

Madeira Cambará ou Garapeira?

As madeiras Cambara e Garapeira possuem semelhança em algumas aplicações, mas cada uma é mais indicada para tipos de utilização diferentes. Veja abaixo as utilizações mais frequentes de cada uma delas.

Cambará

A madeira Cambará tem como uma das principais características resistir bem à água, ela é muito utilizada na confecção de telhados e coberturas de casas e prédios. Possui textura grossa e aspecto fibroso, além de ser moderadamente dura ao corte, com ferramentas manuais ou mecânicas.

Apresenta um bom acabamento, boa colagem e é fácil de tornear. Apresenta resistência moderada ao ataque de cupins de madeira-seca, além de ser fácil de ser trabalhada. Possui acabamento de regular a bom na plaina, torno e broca. É geralmente fácil de serrar e aplainar, além de pregar, parafusar e permite acabamento satisfatório.

Normalmente é utilizada na construção civil para a construção dos seguintes itens: Telhados( em geral), esquadrias (portas, venezianas e caixilhos), em decorações internas ou decorativas (forros e lambris), na parte estrutural (ripas), em pisos (tacos), em postes e para uso temporário (pontaletes, andaimes, fôrmas para concreto).

Garapeira

Já a madeira Garapeira, conhecida também como Garapa, Grapiapunha, Muirajuba, Barajuba e Jataí-Amarelo. Possui uma superfície lustrosa e lisa, sem odor e com densidade e textura médias. Conhecida por sua coloração que varia entre bege e castanho-amarelado, a madeira Garapeira apresenta resistência moderada à fungos apodrecedores, entretanto é uma ótima opção de madeira pois possuí alta resistência ao cupim de madeira seca.

Ela é fácil de ser trabalhada desde que se use ferramentas apropriadas devido à presença de sílica, porém, é de fácil colagem e proporciona bom acabamento. Na construção civil, a madeira Garapeira, é utilizada em vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas e janelas, em barris de cerveja e cabos de ferramentas. Ela também pode ser usada em construções navais, como estruturas e quilhas, por exemplo.

Solicite um orçamento!

Comentários

4 Comentários

  1. Aldair disse:

    preciso saber o custo de 28 batentes 16,5 de largura completos com guarnições

  2. ANGELITA disse:

    POSSO USAR O VERNIZ ZU NA ESCADA DE MADEIRA GARAPEIRA?

    AGUARDO RETORNO.

    ATT,

    ANGELITA

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *