Madeira Cambará é uma das mais resistentes

O cambará é um tipo de madeira bem resistente à água, por isso é altamente recomendada e empregada na confecção de telhados e coberturas, seja de prédios, varandas e etc. O cerne e o alburno desse tipo de madeira são distintos em comparação aos demais, apresenta cerne castanho-avermelhado claro ou escuro, com algumas manchas mais escuras devido ao óleo de resina.

Características da madeira:

A superfície desse tipo de madeira costuma ser lisa ao toque, de um brilho pouco acentuado e textura fina, de cheiro e gosto imperceptível. É uma madeira de alta resistência ao ataque de organismos xilófagos e também alta resistência mesmo em contato com o solo. O cambará é um tipo de madeira pouco permeável aos produtos de preservação.Madeira de Eucalipto

Este tipo de madeira é razoavelmente dura ao corte, por isso devem ser feita com ferramentas manuais ou mecânica. Seu acabamento é muito bom, inclusive sua colagem e o fato de ser fácil torneá-la, contudo, é preciso tomar cuidado, tem tendência a apresentar uma superfície felpuda, porém, em contrapartida, apresenta uma resistência moderada aos ataques de cupins-de-madeira-seca.

Onde a madeira pode ser empregada:

A madeira de Cambará pode ser utilizada em diversos projetos, tais como: construção civil, esquadrias, estacas, forros, ripas, entalhes, peças torneadas e até mesmo em construções navais, já que produzem ótimas curvas. É uma árvore de tronco tortuoso, contudo, também é utilizado como cerca, mourões, portas e etc.

A madeira de cambará é fácil de serrar ou aplainar, de pregar ou parafusar, seu acabamento não deixa nada a desejar, desde que o serviço seja desenvolvido por um profissional que já conheça tal material. A secagem da madeira é bem rápida em estufas, contudo, ao ar livre, pode apresentar leve arqueamento e torcimento.

 

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *