Importância do verniz para a madeira e sua durabilidade

importância_verniz_durabilidade_madeiraA aplicação de verniz na madeira é uma pratica fundamental, por dar durabilidade à madeira e por ser uma maneira de embelezar o material. As aplicações do verniz na madeira impede a absorção de água ou qualquer tipo de umidade, aumentando assim consideravelmente a sua vida útil. Com o verniz, a vida útil da peça aumenta em até quatro vezes. Já uma peça sem acabamento está mais frágil e, por isso, poderá apodrecer facilmente. É possível escolher verniz com ou sem brilho,  para que se adeque a qualquer projeto.

A escolha do verniz mais adequado depende da exposição da peça. Uma madeira que ficará na área interna, como um forro de telhado, por exemplo, pode ser pintado com um verniz marítimo, que tem menos filtro solar. Para esse fim, serão necessárias duas demãos.  Já uma peça externa, como um portão de madeira, requer três demãos e um verniz com duplo filtro solar, para proteger melhor o produto.

A aplicação do verniz não é apenas uma maneira de embelezar o material, mas também uma forma de manutenção, afinal o verniz traz uma série de proteções necessárias à madeira, por servir como uma base contra a umidade, bem como à incidência de pragas como cupins, ou mofo, tão comuns em residências. Existem basicamente dois tipos de vernizes: o normal, que produz uma camada protetora, e o penetrante, que entra nas fibras da madeira, garantindo maior proteção. Em ambos os casos a manutenção é necessária, pois o verniz não tem vida eterna: é necessário reaplicá-lo a cada 5 anos para garantir a integridade da madeira e evitar o seu apodrecimento. Vale lembrar que essa manutenção é fundamental para evitar o aparecimento de pragas na madeira, muito embora as pessoas costumem ignorar esse aviso por causa dos custos de uma nova aplicação.

A pintura de uma peça de madeira com verniz é simples. É preciso uma trincha de 2″ e uma lixa para preparar a madeira antes de receber o produto. Não esqueça, se a madeira estiver com camadas de verniz envelhecidas, será necessário usar um removedor antes de lixar e aplicar o produto.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *