Como montar escada de madeira?

Como montar escada de madeira?

Madeira, além de ser um material versátil, fornece ao ambiente charme, ou seja, servem para qualquer tipo de espaço e só acrescentam não somente visualmente, mas também estruturalmente. As escadas de madeira da Zemad visam a resistência e são projetadas especialmente de acordo com a visão do cliente, pensando na estética e no corte ideal.

Para que a instalação da escada seja bem feita, preparamos um tutorial de montagem completo, certificando-se de cuidados com segurança e utilidade.

A escada, além de ser útil, pode servir para outros propósitos, como armazenamento de objetos, roupas ou sapatos abaixo.

Materiais necessários

Para que a instalação seja feita da maneira correta, algumas ferramentas devem ser adquiridas:

  • Escada de mão;
  • Lápis;
  • Nivelador;
  • Martelo;
  • Pregos para enquadramento.

Instalação

  1. Para dar início, estabeleça os espaços, medindo a área de construção. Caso o espaço seja amplo, é possível escolher entre a divisão tradicional de escadas ou conjuntos mais retos. Se a área for pequena, então, prefira apenas a opção simples de madeira diagonal para baixo e para cima.
  2. Deixe o primeiro degrau longe de obstáculos, como portas, aberturas, passagens ou móveis. Ela não deve se localizar em espaços inconvenientes da casa, na verdade, é interessante que sempre se pense na escada contra a parede, oferecendo mais estabilidade ao processo total.
  3. Inicie a marcação da longarina, que é o local de fixação dos pisos e peças verticais, conhecidas como espelhos. Faça isso marcando uma linha de baixo para cima diagonal com a ajuda de duas pessoas, uma no chão e outra sobre o primeiro degrau da escada.
  4. Com a marcação feita, instale as longarinas contra a linha da parede. Use o nivelador sobre a longarina para garantir a estabilidade e posicione as vigas horizontais dentro da estrutura.
  5. O martelo de enquadramento deve ser utilizado para pregar a longarina nas vigas, fixando-a também com cintas até a superfície.
  6. Feito todo o trabalho com as longarinas, é a hora de se preocupar em posicionar e fixar pisos, espelhos e corrimão (se existente) com pregos nas pontas das longarinas, verticalmente entre o próprio piso.
  7. O acabamento pode ser feito com carpete ou madeira maciça, de acordo com o projeto.

Instalar uma escada pode ser a melhor solução para seu ambiente! Prefira madeiras Zemad para qualquer tipo de montagem.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *