Como evitar cupins na madeira

como_evitar_cupinsOs cupins são pequenos e parecem inofensivos, mas fazem um estrago grande. Quem já sofreu com a infestação desta praga em casa sabe muito bem que os cupins chegam de mansinho e logo tomam conta de todos os móveis de madeira. Quando isso acontece o controle se torna mais difícil (mas não impossível), por isso, o melhor mesmo é evitá-los e controlá-los antes que a coisa piore! Segue abaixo algumas medidas preventivas que podem ser tomadas de modo a se evitar uma infestação por cupins:

Uso de tela
A instalação de telas em janelas e portas, por exemplo, é uma medida simples que evita  que os cupins voem no período de reprodução em busca de um ambiente com temperatura e umidade ideais para formarem um ninho. Também é comum que nos dias de chuva não apenas os cupins, mas muitos outros insetos fiquem agitados e voando.
Utilização de Tintas e vernizes
Utilize tintas e vernizes na parte externa dos móveis e molduras de quadros para tapar as brechas que possam servir de entrada para os cupins.
Inspecione os móveis
Inspecionar os móveis de madeira periodicamente permite que uma infestação seja notada mais rapidamente. Lembre-se que os cupins podem ser muito sutis, e por isso é  preciso ter bastante atenção.
exterminador-de-cupimComo exterminar uma infestação
Existem vários produtos no mercado que podem ser utilizados para exterminar os cupins, são os exterminadores de cupins.  Eles podem ser aplicados de três formas:
  • Aspersão: Pulveriza-se o inseticida sobre a madeira ou peça;
  • Pincelamento: O inseticida é várias vezes pincelado sobre a superfície da peça;
  • Imersão: Mergulha-se a peça em um tanque com inseticida.

O tratamento da madeira geralmente mostra-se eficaz como medida preventiva contra o ataque de cupins, entretanto, tal procedimento jamais deve ser realizado por um leigo ou com produtos que não sejam indicados para esse fim, pois o risco de intoxicação é alto.

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *