Como dar à madeira um aspecto envelhecido?

A madeira envelhecida possui, sem dúvidas, um aspetco mais sofisticado e fornece ao ambiente um ar mais aconchegante. Por esta razão, existem técnicas que permitem que um móvel novo fique com aparência envelhecida. Podem ser aplicadas, por exemplo, no aparador da sala de jantar ou nos móveis do terraço, mudando completamente a decoração do local. É possível aplicar a técnica até nas vigas de madeira, visando deixá-las mais rústicas ou em um objeto de decoração qualquer.

Como dar à madeira um aspecto envelhecido

Aspecto envelhecido com graxa

Para utilizar a técnica do aspecto envelhecido com graxa, você irá precisar de alguns materiais: madeira; luvas; máscara protetora; graxa para sapato marrom e escova.

1. Comece passando graxa marrom em toda a madeira. Depois, passe a escova (a mesma usada para engraxar sapatos) sobre a graxa, para ajudar a espalhar e para que o produto penetre na madeira. Faça movimentos na direção das fibras da madeira. Com isto, deixará o objeto levemente desgastado.

2. Cubra a madeira com graxa para sapato marro, caso queira que a  madeira fique com aparência levemente envelhecida. Use uma escova de engraxate para limpar o engraxado para frente e para trás ao longo das veias da madeira de forma que a graxa realmente se firme a ela.

Aspecto envelhecido com o maçarico

Outra maneira mais rápida de envelhecer alguns pontos da madeira é usando o maçarico. É muito usado em mesas de sítios ou em gabinetes de cantos.

1. Escolha os cantos e queime com o maçarico, para dar o ar de móvel “usado” por muito tempo.

2. Para finalizar, bata na madeira com um martelo para criar cortes e arranhões. Você pode, também, bater com uma corrente ou passar uma lixa fina para dar um ar de desgaste. Passando uma escova de aço sobre a superfície você dará à madeira uma aparência muito desgastada e ficará como se fosse velha.

Gostou das técnicas? Experimente e garanta um móvel moderno e sofisticado.  

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *