Cerâmica ou vidro: qual a melhor telha para cada caso?

Telha Americana - Diversas CoresA telha é um elemento usado na cobertura de casas e outras construções. Geralmente feita em cerâmica, também pode ser produzida em uma grande variedade de materiais, como pedra, cimento, fibra de cimento, metal, vidro, plástico, madeira e outros.

Apesar de muitos construtores só pensarem em escolher as telhas da casa quando a edificação já está quase pronta, o ideal é que a cobertura seja planejada desde o início do projeto. A instalação também necessita de muita atenção. As bordas das telhas sempre deverão ser fixadas à estrutura do telhado.

Dependendo do tipo de telha que for utilizado em sua construção, elas podem proporcionar conforto térmico, transparência, leveza e custo/benefício variados.

Telha de cerâmica ou de vidro? Quais as diferenças?

Telhas de cerâmica
Também conhecidas como telhas de barro, elas são as mais antigas e mais utilizadas em residências. Proporcionam uma ótima barreira térmica, fazendo com que a construção fique com o ambiente interno mais fresco que o meio externo.
Elas são oferecidas em grande variedade de formas, que podem variar quanto ao tipo de encaixe, rendimento por m², inclinação, entre outros fatores, possibilitando assim uma grande diversidade de projetos arquitetônicos. É necessário uma estrutura ou engradamento de telhado bem feito para suportar o peso das telhas de cerâmica.
Entre as formas de telhas de cerâmica estão: telha americana, telha colonial, telha italiana, telha romana, telha portuguesa, telha francesa e telha mediterrânea.
Telhas de vidro
As telhas de vidro são utilizadas em ambientes onde se deseja aproveitar e permitir a entrada de luz natural. Esse elemento, além de gerar economia na conta de energia elétrica, pode agregar um ótimo efeito estético para o ambiente, valorizando e criando uma linha moderna de arquitetura. Podem ser usadas em conjunto com as telhas de cerâmicas ou de concreto, por isto possuem os mesmos modelos em ambientes que precisam de iluminação.
Dentre as vantagens mais evidentes do uso de telhas de vidro está a maior penetração de luz solar nas lajes e nos forros residenciais, as coberturas para jardim de inverno, a proteção das tubulações contra intempéries e a redução do tempo destinado a manutenções. Em contrapartida, existem alguns fatores em que a telha de cerâmica leva a melhor, tais como a baixa capacidade de isolamento térmico e acústico oferecida pela telha de vidro.
O custo também é um fator que pode influenciar na aquisição ou não desse produto, porém esse fato pode ser revisto durante a construção do projeto, uma vez que as telhas são adquiridas em pequena quantidade para compor um telhado, pois há uma espécie de revezamento realizada com telhas de outro material, como as de cerâmica.

Conheça mais opções de telhas e acessórios para seu telhado no site da Zemad!

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *