Casas de madeira: vantagens e desvantagens

Casas de madeira: vantagens e desvantagensApesar de não serem tão comuns como em outros países, as casas de madeira vem ganhando espaço entre as casas construídas de alvenaria e não deixam nada a desejar em termos de comparação. Abaixo, trazemos as vantagens e também as desvantagens dessa opção de moradia.

Se você é uma daquelas pessoas que acham que as casas de madeira não são duráveis, acredite, está errado. Elas são tão duráveis quanto às casas de alvenaria e também são fortes devido à complexidade de sua montagem. As casas de madeira também podem trazer benefícios para a saúde, além de purificar o ar, controla a umidade e ajuda no combate a doenças respiratórias, alérgicas, reumáticas e etc.

Mas não é apenas isso, as casas de madeira também são ótimas quando o assunto é isolamento e redução de ruídos, além de reter o calor e espalhá-lo pelo interior uniformemente dispensando o uso de ar condicionado ou equipamentos de aquecimento. As casas de madeira também são ecologicamente corretas devido ao fato de não libertar com a mesma profusão o CO2 na construção e, caso você for uma daquelas pessoas que se preocupam com o desmatamento, saiba que, para cada árvore derrubada para este fim é plantada outro no lugar.

Outra importante vantagem nas casas de madeira é o custo, sua construção chega a ser 20% abaixo das casas convencionais. A construção das casas de madeira também ganham em dois parâmetros: o primeiro é em beleza, você sabia que em determinados países existem casas de madeira com mais de 700 anos e que ainda não perderam o charme? Algumas construções de madeira são verdadeiras obras de arte. A segunda vantagem é o tempo de construção, pode variar de 3 dias a 3 meses, dependendo do tamanho da casa é claro.

As vantagens nas casas de madeira são realmente tentadoras, no entanto, é preciso observar algumas desvantagens que possui em comparação as casas convencionais. Uma delas é a secagem do imóvel, as madeiras costumam demorar três anos para secarem e assim realizar o equilíbrio de umidade. E, para quem não conhece madeira, a secagem pode gerar algumas rachaduras.

Madeiras para Construção

Outro fato importante são os cuidados com a manutenção da casa. Construir uma casa não é apenas escolher a madeira e pronto. Essas madeiras precisam ser tratadas para serem duradouras. É costume tais manutenções serem de quatro em quatro anos, para exteriores e para interiores, de vinte e cinco em vinte e cinco anos. Essa manutenção pode ser feita pelo proprietário utilizando verniz aquosa.

A madeira também pode gerar alguns ruídos desconfortáveis, sem mencionar a possibilidade de inchar e complicar nas aberturas de porta. Quanto ao quesito segurança, todas as habitações correm alguns riscos, os mais preocupantes são de incêndio e, ao lembrar de uma casa de madeira, já pensamos que é um tipo de material que pega fogo muito fácil, contudo, é preciso destacar que isso não é de todo uma verdade, a madeira oferece mais resistência ao fogo já que, as habitações convencionais acabam tendo sua construção colapsada mais rapidamente.

CONHEÇA NOSSA LINHA DE PRODUTOS PARA CONSTRUÇÃO COM MADEIRA:

Madeira Pinus
Madeira de Eucalipto
Madeirite 
OSB Tapume
OSB Home Plus

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *