Alguns mitos sobre casas de madeira

Qual a melhor madeira para construção de casas?Desde que surgiram, as casas de madeira estão diretamente ligadas a alguns mitos. É difícil, hoje em dia, aceitarmos qualquer tipo de construção que vai além da forma convencional no qual já nos acostumamos, e por isso abrem-se espaços para o surgimento de mitos que justificam a não opção pelas construções que usam a madeira.

Entre os mitos mais comuns está o de que as casas de madeira servem apenas como uma casa de verão, isso se dá pelo fato de que a popularização destas casas começou no inicio das construções das habitações de férias, principalmente dentro do turismo nas zonas rurais. O ponto falho destes mitos reside no fato da maioria das pessoas pensarem que estas casas não consigam satisfazer as necessidades que uma casa, de construção convencional Elas conseguem.

Casas construídas com madeira são plenamente habitáveis, até mais do que isso, elas chegam a ser confortáveis. O aquecimento dentro destas residências funciona da mesma forma que em casas de tijolo e o seu isolamento estará de acordo com o material ecológico que foi utilizado na construção. Portanto, quanto ao aquecimento, não há diferenças, apenas na forma estética.

Quanto a segurança destas casas a questão é muito clara, pessoas que mantenham os seus cuidados estão devidamente livros de riscos. Uma casa de madeira pode durar centenas de anos, ao contrário das convencionais de tijolo e cimento que devem, após alguns anos, passar por diversas reformas. A fórmula para uma boa conservação é usar produtos que protegem a madeira e mantenham sempre o bom estado da casa.

O que mudou, mas poucas pessoas reconhecem, quanto as casas de madeira, foi o fato dela, com o passar do tempo, ter mudado o seu status. As casas com este material, construídas antigamente, eram sinônimos de desconforto e até mesmo pouca, ou nenhuma beleza. No entanto, com o passar dos anos, estas casas sofreram diversas modificações na sua estrutura, como as matérias-primas que passaram a ser usadas, a forma na qual passaram a ser construídas, enfim, e hoje são muito diferentes do que eram, com tanta tecnologia que é encontrada, as casas de madeira são tão ou mais confortáveis do que mesmo as convencionais.

 

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *