A madeira Pinus e sua história

Madeira PinusEsse tipo de madeira é muito utilizado nas construções e também é conhecido pelo nome de pinheiro americano ou simplesmente pinheiro, o nome cientifico dessa madeira é Pinus elliottii e é um tipo de madeira considerada “softwood” (Folhas afiladas e frutos sem casca) que faz parte da família das coníferas.

O pinus é um tipo de madeira que faz parte da conscientização da necessidade de conservação da natureza, é uma madeira resultante do reflorestamento e foi trazida dos Estados Unidos para o Brasil nos anos 70, atualmente é cultivada no sul e sudeste.

O pinus, além de possuir um crescimento rápido, não necessita de um solo rico em nutrientes, o que o torna bem atrativo para a utilização na construção civil. Mesmo sofrendo com os predadores naturais e necessitando de um cuidado especial, a madeira pinus possui diversas utilidades devido a sua impermeabilidade e outros benefícios, como a resistência.

Essa madeira também possui outras facilidades que permitem que seja introduzida em outras situações, são fáceis de aplainar, desenrolar, lixar, furar, fixar e etc, por isso são bem populares em construções, móveis e utensílios a base de madeira para o lar, e além disso, sua capacidade de impermeabilização permite que seja tratada com substâncias para preservação de seu aspecto, aumentando sua duração.

 

Comente!

O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados *

Nome *

Email *